sexta-feira, 26 de outubro de 2007

ATENÇÃO: SURTO DE MENINGITE À VISTA



Dom Leda Idene Machado da Silva, 70 anos, viúva, moradora do Edifício Bela Morena, apartamento 1001, Rio Vermelho, lembra com saudades do filho Marcelo, morto a mais de 40 anos: “ Marcelo era uma criança alegre, que gostava de fazer estripulias. Era a alegria da casa. Nunca poderia imaginar que um dia essa doença maldita invadiria nossa casa e levaria o nosso menino. Nunca vou esquecer aqueles dias de isolamento no Hospital Couto Maia, até a sua morte.”Mesmo passado 40 anos, D. Leda Idene, relembra emocionada da perda do filho Marcelo, aos dois anos de idade, vítima de meningite bacteriana.
O tempo passa, a medicina evolui, mas infelizmente algumas doenças continuam a espalhar medo e dor na população. Doenças como Rubéola, que está assolando na população baiana, e os problemas cardiovasculares, que ainda matam milhares de pessoas. A meningite é uma delas. Definida pela Medicina, como uma inflamação das membranas que encobrem o cérebro, a meningite é uma doença infectocontagiosa, que pode deixar graves seqüelas ou mesmo levar a óbito. Podendo ser originada de vírus, bactérias, fungos ou protozoários, a meningite bacteriana é considerada a mais grave de todas e de difícil cura. Por ser altamente contagiosa, exige o imediato isolamento do individuo contaminado. A meningite viral é mais branda, nem sempre exige internamento hospitalar e a maioria dos casos apresenta 100% de cura.
No caso da meningite, o diagnóstico precoce e confirmado através do exame do líquor (retirada de liquido da espinha dorsal), é condição fundamental para o sucesso do tratamento, basicamente realizado através de antibióticos.
Marcela dos Santos Silva, seis anos, não teve essa sorte. Segundo denúncia da tia Jaciara dos Santos Silva, numa emissora de rádio da capital, a garota faleceu no Hospital Geral Luis Viana Filho em Ilhéus, por negligencia e erro médico. O diagnóstico inicial de terçol do Hospital Geral Luis Viana Filho e a infecção generalizada diagnosticada posteriormente e a causa do óbito da menina, na verdade foi mais um caso de meningite bacteriana. Segundo os médicos, o diagnóstico em crianças é mais difícil, muitas vezes pelas mesmas não se queixarem de cefaléia (dor de cabeça) ou apresentarem irritação das meninges.
A meningite não é uma doença nova, mas dada a sua gravidade, faz com que a possibilidade de existência de um surto, se transforme num verdadeiro “Deus nos Acuda’.
Infelizmente, essa é a realidade vivida hoje pelos baianos.
Dados da SESAB – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, divulgados pelo Jornal Correio da Bahia, edição de 11/10/2007, fazem um alerta à população de que de Janeiro até o presente mês, os casos de meningite triplicaram em relação ao mesmo período do ano passado. Das 1573 suspeitas em todo o Estado, 1206 foram confirmadas e 78 pessoas morreram. Das localidades, o quadro mais preocupante é o da capital, Salvador.
Se você apresenta um quadro cefaléia intensa, náuseas, vômitos, confusão mental febre alta constante, mal estar, agitação e principalmente, o que os médicos denominam de “rigidez de nuca”, procure auxilio médico imediatamente, pois no caso da meningite, o tempo, pode fazer a diferença entre viver ou morrer.

Esporte de Aventura!!


Para manter uma vida saudável é preciso alimentar-se bem, ter uma boa noite de sono e é claro, fazer exercícios físicos regularmente. Esportes como caminhada de aventura e é um dos mais indicados para quem quer manter uma boa forma, pois mistura todos esses aspectos, junto com o prazer de praticar um esporte que, hoje está na linha dos esportes radicais.
Caminhada de aventura, ou Paletada, é um esporte praticado por aqueles que desejam manter uma boa forma física e mental. Além de ser um esporte que trabalha o corpo e os músculos é também algo que afeta diretamente a mente. Manter contato com as belas paisagens, onde as paletadas são praticadas torna o esporte saudável para a alma.
“O prazer todo se concentra aí, é cansativo, desgastante, mas confesso que não consigo viver sem paletar!”, desabafou Joel Rocha, atleta dos trekkers do circuito baiano de enduro a pé. Normalmente as caminhadas de aventura ocorrem em locais de fácil acesso com uma distância máxima de 150Km de Salvador.
O mais agradável desse esporte é que para a realização das provas são escolhidos locais pouco conhecido e com infra-estrutura para passar um dia agradável. Com isso além de uma grande aventura os participantes tem uma oportunidade de conhecer lugares belíssimos e passar um final de semana diferente com a família e amigos. “A Paletada é sem dúvida uma grande oportunidade de fazer amigos e passar inesquecíveis momentos junto a natureza.”, garantiu Joel.